0

Como abrir portas do Firewall no Windows 10 para seu game favorito

Um firewall é um aspecto essencial da computação e praticamente todos os PC´s deveriam ter um protegendo-o. É por isso que o Windows tem um pacote de firewall que vem ativo como padrão. O Firewall do Windows ocasionalmente precisa ser informado para permitir que um programa se comunique com a rede, é onde a abertura das portas de comunicação estão disponíveis para o usuário alterar. Se você deseja abrir portas de firewall no Windows 10, veja abaixo como você mesmo pode fazer isso.

Os firewalls são projetados para proteger uma rede de ameaças invasivas de fora ou ameaças do interior do PC tentando sair pela rede. Ele faz isso bloqueando portas habilitadas para a rede. Toda vez que um programa tenta se comunicar através desta porta, o firewall verifica em  seu banco de dados as regras para ver se é permitido ou não que essa comunicação ocorra. Se não sabe, ele pergunta e é por isso que às vezes você vê os pedidos perguntando se um programa específico está autorizado a acessar a internet.

Porém as vezes quando vamos testar um game ocorre de você se deparar com a situação onde o jogo não encontra um servidor ou não se conecta a uma determinada rede ou sala ou outra pessoa externa. Principalmente jogos de emuladores onde a pessoa se conecta a algum amigo para jogar um multiplayer como se fosse um game local. Isso geralmente ocorre devido ao Firewall do Windows estar barrando a conexão e para resolver este problema há 2 maneiras. Uma delas seria desligar por completo o Firewall do Windows(menos recomendada), e a outra seria abrindo as portas de comunicação que apenas aquele jogo ou aplicativo necessita para funcionar corretamente.

Muitas pessoas nem sempre sabem quais são estas portas de comunicação e protocolos (UDP ou TCP) que o jogo requer que estejam abertos para funcionar online. Podemos resolver na maioria das vezes, consultando um site que oferece esse tipo de informação sobre quais portas e protocolos devem ser abertos para que o game se comunique perfeitamente.

 

O site é: https://portforward.com/router.htm

 

Ele inclusive te ensina como entrar no seu roteador caso queira fazer essas mudanças internamente no seu aparelho, mas aqui nesse tutorial iremos abordar apenas como abrir no Firewall do Windows, usando as mesmas portas e protocolos indicados pelo site PORTFORWARD.

Dentro do site basta selecionar o modelo do seu roteador, caso não esteja listado, escolha algum aleatório e depois veja se consta na lista de aplicativos/jogos que apresenta o seu game ou programa desejado, verificando quais portas e protocolos devem ser abertos.

As vezes irá aparecer um exemplo : TDP 8908 , significa que precisa abrir o protoclo TDP e a porta 8908 dentro do firewall , caso citasse UDP 8908, significa que terá que abrir o protocolo UDP e porta 8908.

 


Sabendo disso agora, vamos ao passo a passo de Como Abrir Portas no Firewall do Windows 10

Você pode permitir manualmente que um programa acesse a internet abrindo uma porta de firewall. Primeiramenet precisará saber a porta que o programa utiliza para comunicação com meio externo e o protocolo também para que essa comunicação possa existir sem problemas.

Entre no Painel de controle –> Sistema e Segurança –> Firewall do Windows.

Selecione CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS e depois clique em REGRAS DE ENTRADA no painel esquerdo.

 

Clique com o botão direito do mouse sobre essa mesma opção novamente REGRAS DE ENTRADA e selecione NOVA REGRA.

Clique em PORTAS e depois clique em Avançar.

Adicione o protocolo (você terá que optar entre TCP ou UDP) , depois escolha: PORTAS LOCAIS ESPECÍFICAS e adicione o número da porta e clique em AVANÇAR.

Selecione PERMITIR A CONEXÃO na próxima janela e pressione AVANÇAR.

Selecione o tipo de rede conforme que deseja(geralmente deixe a 3 opções marcadas) e clique em AVANÇAR.

Nomeie a regra com algo significativo, não há necessidade de colocar descrição e clique em CONCLUIR.

Pronto Você abriu uma porta de firewall no Windows 10 para aquele seu jogo que apresentava problemas de comunicação!

 


NOTA DO EDITOR

Particularmente não gosto do Firewall do Windows, dando preferência a configurar externamente, direto no roteador ou modem de internet. Geralmente deixo meu Firewall do Windows desligado e configuro minhas permissões diretamente no roteador, o que exige um pouco mais de conhecimento do usuário porém sinto que minhas conexões em jogos que exijam que determinadas portas estejam acessíveis, permaneçam constantemente funcionando, já com Firewall do Windows, enfrentei alguns problemas com determinados aplicativos/jogos. Mas para usuários com menor conhecimento aconselho a primeiramente tentar resolver o problema dentro do Windows no Firewall padrão e caso não obtenha sucesso, tentar seguir a regra de modificar as portas dentro do roteador usando o site indicado acima como referência.

 

 


Procurando um computador para jogar ou trabalhar?

Quer  ajuda na escolha das peças, usufruir de um pós venda que lhe atenderá sempre que precisar e um preço super legal?

Visite nosso site:  https://www.chipart.com.br/

Compartilhe este post:

Chipart Pc Gamers

A ChipArt é uma loja 100% online especialista em computadores de qualidade e extrema performance na linha pc gamer. Contamos com mais de 15 mil clientes por todo Brasil, os quais fazem parte da família ChipArt. Compre conosco e você terá uma experiência incomparável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *